Fenômeno

Piranha-amarela é encontrada na Colônia Z-3

Pescador Nadir Viegas se deparou com o animal em sua rede de pesca

Foto: Divulgação - DP - Piranha foi capturada por pescador da região

No dia 16 de dezembro, um pescador da Colônia Z-3 capturou uma piranha-amarela. Nadir Viegas encontrou o animal na sua rede de pesca. Segundo relatos de moradores da região, o mesmo fenômeno já havia acontecido dias antes com um outro pescador.

Também conhecidas como palometas, as piranhas estão aparecendo com mais frequência na Lagoa dos Patos. “Teve outro pescador que pegou duas, uma azulada e outra igual a essa de agora”, relatou João Chagas, filho de Nadir, que capturou a última piranha. De acordo com ele, esse foi o segundo caso de aparecimento de piranhas na lagoa nas últimas semanas.

Outros casos

Em outubro, o Diário Popular noticiou o aparecimento de uma piranha-vermelha pela primeira vez na Lagoa dos Patos, em São Lourenço do Sul. No ano passado, duas piranhas-amarelas já haviam sido encontradas na Lagoa, entre São Lourenço do Sul e Arambaré. No entanto, o aparecimento da espécie vermelha, da família Serrasalmidae, intrigou moradores da região e pesquisadores da área.

As palometas são nativas da bacia do Rio Uruguai e exóticas no sistema hídrico da Lagoa dos Patos. Se alimentam de outros peixes, andam em cardumes, de três a quinze indivíduos, e podem medir de 20 a 30 centímetros de comprimento.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Andifes publica nota sobre o orçamento das universidades federais em 2024 Anterior

Andifes publica nota sobre o orçamento das universidades federais em 2024

Noite de Natal pode ser chuvosa na maior parte do país Próximo

Noite de Natal pode ser chuvosa na maior parte do país

Deixe seu comentário